História

O Colégio Educar foi fundado em 1989, fruto do sonho de educadores que idealizaram construir um colégio de qualidade e referência no alto da Gleba Palhano – um local em constante expansão na cidade de Londrina.

A professora Elsa Maria Guedes, uma das fundadoras, foi sua primeira Diretora. Mestra amorosa e dedicada, ela atuou por vários anos no magistério público e privado, com especial atenção para as classes de Educação Infantil e de Alfabetização.

Inicialmente, o Colégio Educar atendeu alunos da 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental. Porém, em 1994, devido à demanda das famílias-clientes, o Colégio expandiu e passou a atender à Educação Infantil. Em 1997, completou a oferta das Séries Finais do Ensino Fundamental, e obteve o seu reconhecimento no ano de 2000. A partir de 2012 passou a oferecer também turmas de Ensino Médio.

A preocupação e o compromisso em fornecer um ensino de primeira qualidade foram sempre foram práticas habituais do Colégio Educar, ao longo dos seus 25 anos de existência. Hoje, sob a direção apaixonada do professor Marco Antonio de Souza, o Colégio Educar consolidou seu projeto pedagógico comprometido com a Educação e o Ensino pautados na excelência.

Principios

A formação da pessoa

No seu sentido mais amplo, preparada para viver e conviver em sociedade, entendida como espaço de interação criativa na busca solidária do bem comum. Um indivíduo apto a fazer escolhas, dentro dos valores morais de uma sociedade ética, que se renova em todas as dimensões. Uma pessoa capaz de integrar sentimento e razão, pensamento e ação e, sobretudo, viver uma vida plena de significados éticos, onde a dignidade do ser humano, a justiça, solidariedade, o respeito mútuo, a igualdade de direitos e a recusa de discriminação tenham relevância.

A formação da Estudante

Para a aprendizagem dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de cada etapa da vida escolar, capacitando-o a aprender, a buscar e produzir novas informações e conhecimentos, respeitando sua individualidade e permitindo que seu progresso escolar se faça de forma contínua e crescente, de acordo com suas potencialidades. Formar um aluno capaz de adquirir e desenvolver competências em função de novos saberes e demandas, preparado para lidar com novas linguagens e tecnologias e sensível ao reconhecimento do valor das artes e dos bens culturais na ampliação de sua visão de mundo.

A formação da cidadão

Para viver numa sociedade pluralista e democrática, participando de sua construção e transformação, preparado para as adaptações às sucessivas mudanças que nela se verificam. Um cidadão capaz do exercício livre e responsável de sua cidadania, através de sua participação e ação conscientes no desenvolvimento e aprimoramento da sociedade.

Testemunhal

"Consciente disso, o Colégio Educar trabalha os diversos saberes de forma contextualizada e conectada ao mundo, tendo em vista o aperfeiçoamento do ser humano, o exercício consciente da cidadania e o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender e, sobretudo, aprender a ser. Entendemos que educar para a vida é considerar não apenas os aspectos intelectuais, pois a sabedoria do homem é fruto não somente dos livros, mas também dos aspectos emocionais, espirituais e morais, fazendo a união do conhecimento com as experiências de vida. Transformar desafios em conquistas. Isso é tarefa para quem acredita no potencial de cada um. É pensando assim que aliamos a um grande método, valores essenciais como ética, disciplina, solidariedade, cidadania e excelência acadêmica. Desses princípios nasce um futuro melhor. Fazer a nossa parte é mais do que um compromisso. È a nossa paixão! Sejam bem-vindos ao nosso Colégio e ao maravilhoso mundo do conhecimento!"