Projeto Mente Inovadora

A partir do Nível 4 da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos do Colégio Educar participam do Projeto MenteInovadora, um sistema de aprendizagem que amplia as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e psicológico utilizando jogos de raciocínio, criado pelo Grupo Mind Lab, de Israel.

O Método Mind Lab baseia-se em sólidos fundamentos teóricos baseados em ideias e estudos de vários investigadores e educadores proeminentes tais John Dewey, Reuven Feuerstein, Howard Gardner, David Perkins e Robert Sternberg.

A metodologia, em sintonia com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), já é utilizada na Europa, Israel, Estados Unidos, Coréia e em outros 16 países, somando mais de 2 milhões de estudantes em todo o mundo. Por meio de jogos de tabuleiro, escolhidos de acordo com a faixa etária, busca-se a socialização e o aprendizado mediado. Os jogos de raciocínio utilizados são recursos significativos, que proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida.

Desde 2006, o grupo Mind Lab promove as Olimpíadas Internacionais de Raciocínio Avançado, visando a integração entre os países que adotam o projeto MenteInovadora, a valorização e respeito às diferentes culturas e a criação de um ambiente competitivo saudável de união e troca de experiências entre os povos.

O Brasil participa das Olimpíadas de Raciocínio MenteInovadora Mind Lab. Em 2011, as equipes do Colégio Educar participaram pela primeira vez dessa competição. A equipe do 4º ao 7º Ano sagrou-se vice-campeã e a equipe do 8º e 9º Anos sagrou-se campeã. Ela representou o Paraná na Seletiva Nacional na cidade de São Paulo, onde obteve o 5º lugar entre as várias equipes participantes!

Em 2012, a equipe do 8º e 9º Ano do Colégio Educar sagrou-se bicampeã do Estado do Paraná durante a Seletiva Estadual na cidade de Maringá-PR, , e representou novamente o Estado do Paraná na 8ª Olimpíada Nacional, que aconteceu em São Paulo, onde obteve a medalha de bronze. A equipe do 4º ao 7º Ano obteve a 3ª colocação no torneio.

Em 2013, a equipe do 8º ao 9º Ano sagrou-se vice-campeã estadual, evidenciando a excelente performance e envolvimento dos alunos do Colégio Educar nos Jogos de Raciocínio!

O Colégio Educar sente-se extremamente orgulhoso dessas conquistas!

Olimpíadas Acadêmicas

Saber, Fazer e Ser é a tríade que norteia a nossa proposta pedagógica, que tem por objetivo formar cidadãos autoconfiantes, autônomos e íntegros, que encontrem o seu espaço na sociedade, que respeitam o próximo, sem preconceitos, contribuindo para o crescimento do país.

Por isso, a escola faz questão de incentivar o espírito científico de seus alunos, entendido como o gosto pela descoberta – aprender a aprender, na escola e na vida.

Além de trabalhar os conteúdos curriculares, a Escola estimula a participação de nossos alunos em Olimpíadas Acadêmicas nacionais. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos que tenham interesse e desempenho adequado podem aprofundar seus conhecimentos em Ciências e Astronomia, participando de estudos específicos visando a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A iniciativa tem dado resultados muito positivos: a cada ano, o Colégio Educar vê não apenas crescer a participação de seus alunos na OBA, como também evoluir o desempenho desses estudantes, com a obtenção de diversas Medalhas de Prata e Bronze e um interesse genuíno pelos fenômenos do Universo. Os alunos e seus professores estão de parabéns pelo empenho e dedicação aos estudos!

Portal Educacional

Somos uma Escola conveniada ao Sistema de Ensino SER. Por isso a comunidade Educar usufrui de inúmeros benefícios. Um deles é o acesso ao Portal Educacional do Sistema SER: http://www.ser.com.br . Em seguida, basta digitar o login e senha, que são entregues aos alunos Educar durante o primeiro bimestre do ano letivo.

O principal objetivo do Portal SER é estimular o uso da internet como ferramenta educacional, além de estreitar o relacionamento com a comunidade escolar, por meio da oferta de serviços e conteúdos inovadores, como jogos, vídeos da Discovery Education, acervos de mídia digital e tecnológica, conteúdos das disciplinas, artigos de interesse para alunos e pais, etc, bem como acessar um espaço reservado para nossa Escola.

Serviço de Apoio ao Estudante

Para sanar dúvidas dos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o Colégio Educar oferece Serviço de Apoio ao Estudante nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

Os professores de cada disciplina ficam em plantão de duas aulas, em horários previamente agendados, para receber alunos que queiram discutir conteúdos relevantes e questões de seus estudos.